CONHEÇA TORRES

 

Torres é um município brasileiro situado no extremo norte do litoral do Rio Grande do Sul. A paisagem da cidade se destaca por ser a única praia do Rio Grande do Sul em que sobressaem paredões rochosos à beira-mar, e por ter à sua frente a única ilha marítima do estado, a Ilha dos Lobos.

PRAIA DA CAL

 

A praia possui este nome, porque até 1940 existiam vários fornos de torrefação de conchas, caramujos e mariscos para a fabricação de cal mineral para produtos químicos.

 

Antigamente era uma praia somente de pescadores, começando a receber turistas e veranistas a partir de 1942. Hoje, os seus habitantes são a maioria de Caxias do Sul, uma cidade gaúcha de origem italiana. É um dos locais preferidos para a prática de surf.

 

Em frente a Praia da Cal existe a praça Nossa Senhora dos Navegantes, que possui uma imagem da Santa que é a padroeira dos pescadores e navegantes. Em outras religiões é chamada Iemanjá que é a rainha do mar. Sua festa é tradicionalmente comemorada em 02 de fevereiro. 

PARQUE DA GUARITA

 

O Parque Estadual José Lutzenberger, mais conhecido como Parque da Guarita. É uma Unidade de Conservação Brasileira situada ao lado da Praia da Cal, é a praia mais bela de Torres, rodeada pelas Torres Centro, Sul e Guarita que dá o nome a este complexo paisagístico.

 

O Parque Estadual da Guarita foi criado em 1971 através do empenho de vários ambientalistas locais buscando proteger este cenário geológico de grande valor ambiental. Este local também possui grande importância cultural e econômica, sendo referência no lazer ambiental local e recebendo anualmente aproximadamente 30.000 visitantes. 

PRAINHA

 

Considerada uma das praias mais urbanizadas da região, é também um dos destinos mais procurados por turistas que visitam a cidade. De belo visual, conta com uma espaçosa faixa de areia dourada batida, o mar é levemente agitado, com boas ondas dependendo do tempo. De águas transparentes, é possível também ver o mar um pouco mais calmo, quando ele fica propício para o banho até para crianças. Com diversos prédios em sua orla e grande infraestrutura, não faltam opções de bares e restaurantes que agradam diversos públicos. É uma boa opção para um agradável dia na praia.

PRAIA DOS MOLHES

 

Praia de grande extensão, é um dos recantos da cidade. Costuma receber um bom número de turistas todos os anos, mas é no verão que essa praia fica repleta de visitantes. A maior parte dos que frequentam são jovens que aproveitam para pegar algumas ondas e jogar futebol na areia. Conta com uma espaçosa faixa de areia espesso, águas limpas, ideal para o banho e prática de surf. A pesca também costuma ser praticada na região por alguns moradores. Com boa infraestrutura turística, em sua orla existem diversos prédios, além de bares e restaurantes. 

ILHA DOS LOBOS

 

A Ilha dos Lobos tem formação de origem vulcânica, provavelmente a mesma das torres de toda extensão das praias de Torres. Localiza-se a cerca de 1.800 metros da preamar e é uma Unidade de Conservação, qualificada como Refúgio da Vida Silvestre e mantida sob a responsabilidade da unidade de Torres do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.


Na Ilha é proibida qualquer atividade de pesca, desembarque ou prática esportiva, como o surf. O local é habitado por lobos e leões marinhos que o utilizam como descanso em suas rotas migratórias, bem como aves de várias espécies, além de corais e mariscos.


A Ilha serve também como atrativo turístico dos barcos de turismo que circulam ao seu redor. Em 1963, num fato histórico da marinha mercante do Brasil, o navio "Avai" ali naufragou, partindo-se ao meio, depois de bater nos rochedos. Não houve vítimas fatais, apenas danos materiais no acidente.